A PELE DO CAPIM

A pele do Capim é um livro de poesia da autoria da Fátima Negrão e com ilustrações  do artista João Timane.
O poema abaixo é a referência  do livro simultaneamente com a pintura abaixo.

A PELE DO CAPIM

Quis voltar à terra onde nasci
Onde o sol queima o capim
Abraça o céu, aquece a alma.
Onde o mar alimenta o povo
O povo canta seus mortos.
O cheiro da noite é quente.
O som do batuque acalma
Invade o corpo, inconsequente.
Quis voltar…mas não consegui!
  
A alma chora de dor
A dor do irmão negro
Aquele que sofre, chora
Onde já ninguém mora
Onde a pele tem outra cor
O Kokwana que morre
Não come, tem fome.
Neste tempo ameaçador!

Recordo…
A mamani, na mashamba
Temperando com suor o grão de trigo
Que o pilão transforma em pão.
Recordo…
O mufana na escola
Com a sacola cheia de nada.
Recordo…
A tombasana xunguila
Que exibe tranquila a sua capulana.
Recordo…
O negro a fazer canganhiça
Encostado à palmeira dormindo a sesta.
Recordo aquela gente…

Quis voltar à terra onde nasci
Sentir o cheiro da terra molhada
Vestir a pele do capim
Recordar o que resta de mim
Voltar para o meu irmão…
Mas não consegui!

Recordo…
A magia do embondeiro
O velho curandeiro
O por do sol vermelho
Dançar a marrabenta
Vestir a capulana.
À noite ir para a cama
Ouvir o silêncio da voz
Num poema de Mia Couto
Na voz de quem me ama.

Acordar, ouvir ao longe
A tempestade a gritar
Sentir o cheiro da terra quente
Molhada!
A voz de minha mãe a cantar
Abençoada!
Ver o sol a despontar
Alvorada!

Recordar o que resta de mim
Vestir a pele do capim!

Autora: Fátima Negrão  

joão Timane

Sem comentários:

Enviar um comentário


Esta excelente, parabéns.

Instagram