Iniciou a sua carreira a menos de uma década mas tem mostrado um percurso brilhante até agora.
Capa para livros
( por João Timane )
Escrever é uma forma de se expressar usada pelo homem desde a pré história até os dias de hoje.Varias são as pessoas que se encontraram e se sentem felizes e concretizadas no mundo da literatura, pois tornou-se a necessidade do homem principalmente nestes últimos tempos em que a comunicação é mais virtual em relação a bilateral.Imagine uma cidade sem identificação, sem nenhuma indicação, um mundo sem livro para ler, sem uma mensagem, sem um jornal ... Já imaginas como seria... Sem sentido.Muitos escrevem, porém poucos partilham suas idéias com a sociedade isto para dizer que escritor ou poeta não é somente aquele que partilha os seus sentimentos com o público.Algo extremamente difícil para os Poetas e escritores é a busca por uma capa ideal para um livro isto porque envolve a participação do artista, ilustrador e o design gráfico para a finalização da capa.Na sua maioria optam em capas mais atraentes no que diz respeito á sua coloração, contrastes, equidade, luz, cores quentes e principalmente o contexto da capa para com o miolo.
A pagina joaoTimaneart, pertencente ao artista plástico moçambicano João Timane é uma das que mais tem fornecido uma pluralidade de imagens para serem usadas como capas de livros gratuitamente, isto porque há uma poesia numa pintura e Vice-versa logo, não há necessidade de se cobrar pelo fato.
Eis o link da página: Http//m.facebook.com//JoaoTimaneArt
Algumas imagens de João Timane.
PINTURA TIMANEANA
Entre tudo, mil cores de sentidos, numa visão vertebrada, gotas eléctricas do plasma social, contemplam-se formas de uma precisão panorâmica em vozes que não param de correr no alísio do índico. São imagens retina(das) numa sensibilidade dessa moçambicanidade que se pode outra e convertem-se no além de uma imaginação convertida em vivências de uma sociedade, em mutações para um belo que pode muito bem, pela vanguarda os actuais actores não perceberem.
Quando João Timane dáasas ao pincel, os movimentos se retraem entrospectivamente para uma abstração corporativa que forma axiomas na plasticidade onde acontece a arte, que é a significação do ser em sí.
Japone Arijuane, Poeta e Ensaísta.
( Criador do título Pintura Timaneana)