quinta-feira, 14 de maio de 2015

BIOGRAFIA ACTUALIZADA DE JOÃO TIMANE (2015)
















João Timane é natural de Maputo, formado pela Escola Nacional de Artes Visuais em Maputo, cresceu no Bairro do Aeroporto que tem sido o berço artístico de referência nacional e internacional.
Na infância fazia desenhos infantis, inconsciente das repercussões da sua paixão pelas belas artes desde então tem sido o precursor de ideais que marcam uma fase relevante para o estudo da história de arte em Moçambique. Há seis anos deu azo a esta paixão e actualmente dedica se ao aperfeiçoamento de metodologias fincadas ao espírito da investigação contínua, com recurso a um leque diversificado de técnicas, experimentando tudo o que há ao seu redor, identificando-se melhor pintando em tela e cartolina.
É membro do núcleo de arte, fez duas exposições individuais na Mediateca do BCI em Maputo e participou em varias exposições  colectivas dentro e fora do pais. Tem leccionado a pintura artística ás crianças do Bairro do Aeroporto, inspirado nos ideais do malogrado mestre Malangatana.

Tem ilustrado capas de livros, cartazes e revistas nacionais e internacionais. Acredita que ainda é um " Grão de mostarda " no imenso oceano artístico dessa Pátria Amada. Actualmente frequenta o curso de licenciatura em Engenharia Geológica e de Minas na Universidade Wutive (ex ­ Instituto Superior de Tecnologias e Gestão ­ ISTEG).


ENTRE OS AZUIS DO ÍNDICO

ENTRE OS AZUIS DO ÍNDICO é título da próxima exposição de artes plásticas Moçambicanas entre os artistas João Timane e Virgílio a sua abertura será no dia 20 de Maio de 2015 na Mediateca do BCI em MAPUTO. Esta amostra contará com um total de 30 obras de caracter pintura em técnicas diversas, 15 pertencentes ao João Timane e as restantes 15 ao Virgílio Tamele. Dois artistas emergentes na artes Moçambicanas. Algo em comum entre eles é a presencá do azul nas suas colorações.